Construindo uma marca multimilionária & lidando com a síndrome da impostora
Chegamos com a nossa newsletter!!!
O 20 e Poucos está crescendo e esse é mais um espaço para você receber os conteúdos que produzimos, com mais reflexões e detalhes sobre os eps do podcast, e mais algumas coisinhas especiais!
No último episódio conversamos com a Malu Carneiro, dona da marca @shop.emme sobre a sua trajetória na criação e desenvolvimento da sua loja, até se tornar uma marca multimilionária, passando por todas os desafios que ela encontrou nesse caminho, dando um destaque muito importante para um tema que está presente na vida de muitas pessoas, mas nem todas sabem o seu real significado.
A síndrome da impostora, que sim, é real!
Malu de uma forma muito sincera e aberta, explica como funciona em seu dia a dia, estar presente e viver o mundo do empreendedorismo. E durante o seu relato me identifiquei muito, acredito que a maioria de vocês também, com a insegurança que paira sobre as nossas cabeças quando temos uma responsabilidade ou queremos realizar algo por nós mesmas. E por isso, fiquei pensando sobre como a síndrome da impostora - aquele sentimento em que você se sente uma fraude, mesmo sabendo que está conquistando o seu lugar e que é capaz disso - já me freou em diversas ocasiões, me desgastou e ocupou um espaço que não era seu, em minha vida.
A síndrome da impostora pode assumir várias formas e é diferente para cada pessoa. É como se seu cérebro estivesse pregando uma peça em você. Pode aparecer desde momentos em que você perde a confiança em suas habilidades, em que você duvida do seu merecimento de estar onde chegou, ou até mesmo em casos de desistência de algo que estava sob o seu controle.
Se você está agora pensando, nossa essa sou eu, fique tranquila, que tenho certeza que todas já passamos por uma vivência como essa. Eu nesse exato momento, escrevendo a minha primeira newsletter, estou dividindo meus pensamentos entre: “meu deus ninguém vai gostar do que eu vou escrever”, e “acho que consigo fazer isso ficar bem legal”.
A confiança é uma coisa ilusória que parece que todo mundo tem, menos você, não é? E parece que essa confiança só vai sumindo a cada dia que passa, a cada ano que se completa, e novas responsabilidades e visibilidades que vão surgindo…
Uma notícia que traz alívio é entender que a síndrome da impostora não precisa te impedir de ter êxito e sucesso. Existem algumas formas de torná-la menos dominante em sua vida. Uma dessas formas, que aprendi com a psicóloga Lisa Orbé-Austin, é aprender a desafiar os pensamentos negativos que são desencadeados pelos estímulos, ou seja aprender a se analisar e, em seguida, combater o que existe de ruim na sua mente, permite que você aja com base na realidade. Em seu exemplo ela diz: saber a diferença entre “a apresentação foi horrível” e “eu cometi um único erro solitário, isso acontece, sou humano”, uma forma muito mais saudável de se autocriticar.
Além disso, outra dica dada pela profissional é aprender a priorizar o nosso autocuidado. E como a Malu também disse em nosso episódio, é muito importante observar o seu esgotamento e também a sua recuperação. Fazer práticas para garantir que você está realmente cuidando de si mesmo é primordial, seja por meio de exercícios físicos, escolhas mais felizes, hábitos mais saudáveis ou momentos de lazer.
Por fim, a forma que mais me identifico hoje, após ter passado por vários momentos de desconfiança sobre mim mesma; é a presença de uma rede de apoio. Ter uma comunidade ao seu redor, com pessoas que você escolha para te elevar à sua melhor versão, e também estar com você em suas maiores dúvidas, é primordial para dar passos maiores e mais estáveis psicologicamente. E em seguida, ao identificar essa rede, observe como você narra seus sucessos e suas realizações para elas. Não se rebaixe, aprender a receber bons elogios é um método de internalizar suas vitórias.
Agora se olhe no espelho e relembre uma conquista recente sua.
Pesquisando um pouco mais sobre a síndrome da impostora, encontrei dois vídeos que me chamaram à atenção e me fizeram refletir sobre o meu presente, e a relação que tenho com as minhas conquistas e escolhas, e também me encorajaram a regar esse acolhimento interno que está escondido em mim, pela correria da vida.
Fica aqui a recomendação para assistirem. E se quiserem comentar sobre eles em nossa comunidade, sintam-se mais do que à vontade! Será um prazer!
O que estamos amando essa semana?
Pausa para os queridinhos da semana!
Aqui será um espaço para compartilharmos produtos, ou qualquer outra coisa que conquistaram os nossos corações!
Comecei a usar a Escova Seca da Holistix, antes do banho, e a sensação foi surpreendente. As duas promessas do produto que mais gostei foram melhorar a textura e o aspecto da pele, já que conforme envelhecemos, o processo de renovação celular vai ficando mais lento, e promover uma sensação extra de energia, devido ao movimento da escova sobre a pele ativa a circulação. E posso dizer que entregou muito! Indico à todas que queiram uma aliada para melhorar também a hidratação da pele. - Bia
Tenho o cabelo muuito oleoso, e cheguei a pensar que nenhum shampoo me ajudaria a manter a lavagem um pouco mais espaçada. Já usava o shampoo e condicionador da Truss, na linha Equilibrium, e me ajudava mas ainda não era 100% , até que encontrei no Tik Tok esse esfoliante capilar detox da Boticário! Está sendo realmente a combinação incrível para o meu cabelo, deixando mais solto e me permitindo lavar dia sim dia não, finalmente hahaha! Recomendo muito todos eles, e principalmente usando em conjunto! - Giu
Clube do livro
Mais uma novidade que iniciou esse mês para a comunidade 20 e poucos:
o nosso Clube do Livro! 📚
O livro escolhido para ser lido em março foi Malibu Renasce, de Taylor Jenkins.
Sua história gira em torno da família de Mick Riva, um astro da música. Seus quatro filhos são admirados e conhecidos por toda Malibu, e a cada ano dão uma festa épica para comemorar o fim do verão, mas de 1983 promete. Isso por que ela dura apenas algumas horas, mas é suficiente para mudar a vida deles para sempre.
Nosso primeiro encontro aconteceu na última quarta feira, dia 15/03 e foi incrível reunir todas as interpretações e visões da história por diferentes pontos de vista!
Conversamos sobre as primeiras impressões do livro, um pouco de cada personagem, as abordagens principais do enredo e claro que dando aqueles pitacos na vida da família mais querida de Malibu! Foi um papo muito gostoso e ficamos muito felizes em conhecer vocês um pouco melhor!
Nosso próximo encontro será no dia 29/03, às 20 horas! Não perca!
Ah e se você ainda não leu Malibu Renasce, ou não participou do primeiro encontro, não precisa se preocupar! Vem conversar com a gente e ficar por dentro de tudo!
Estamos esperando vocês!
O que está por vir!
Como vocês que acompanham nossa comunidade sabem, estamos a todo vapor com as gravações do podcast, com muitas convidadas incríveis e assuntos que escolhemos a dedo para caminhar com o nosso propósito!
Nessas últimas semanas já gravamos mais 4 episódios!
Tratamos de temas muito pedidos por vocês como carreira, primeiros contatos com o mercado de trabalho, maternidade e equilíbrio profissional e marketing digital. Até assuntos que são praticamente inseparáveis de uma vida aos 20, como autoestima, confiança, determinação, coragem e também os caminhos que encontramos durante a nossa jornada.
Ou seja falamos de tudo e mais um pouco kkkkk
Vocês podem acompanhar as mulheres maravilhosas que convidamos pelos stories do nosso Instagram e lá nos destaques, @20epoucosclub <3
Indicação das 20s
Vocês conhecem o aplicativo Habit?
Essa foi uma das indicações que recebemos de uma 20 para trazer mais praticidade e simplicidade para a sua rotina!
O Habit - Daily Tracker é um aplicativo grátis, por enquanto disponível para iPhone (iOS) e Google Play, que ajuda você a criar hábitos positivos, atingir novas metas e mantém o controle de seus hábitos e rotinas do dia a dia.
Com notificações e estatísticas, o app mostra a evolução dos objetivos ao longo do tempo! Um super ajudante para as atarefadas e para as que precisam de um empurrãozinho!
Já testamos por aqui, e amamos! Indicação com selo 20 e Poucos de aprovação! 😉
Aprendizado da semana
É preciso reconhecer as individualidades de cada um. O que faz sentido para você pode não fazer para o outro, e isso não é um problema tão grande assim.
Relaxe, pense menos, e siga o que você acredita ser o melhor para o seu bem estar, para as pessoas ao seu redor, e para o mundo! 🤍
Boa semana, 20s!
Amei! Não sabia nada sobre a síndrome da impostora. Como é bom reconhecer, nomear e internalizar nossas conquistas! E saber que também somos humanas e nem sempre sera assim! Parabéns filha, excelente texto!
Ameii <3
Conteúdo impecável como sempre