O que você realmente quer fazer? Gestão de carreira aos 20 e poucos
Oii 20s! Ops surpresaa!
O 20 e Poucos está crescendo e esse é mais um espaço para você receber os conteúdos que produzimos, com mais reflexões e detalhes sobre os eps do podcast, e mais algumas coisinhas especiais!
Agora, assim como os episódios, as news também serão semanais! E por isso, toda sexta estaremos aqui na sua caixa de entrada com o conforto 20 e poucos que vocês conhecem!
No episódio do 20 e Poucos Podcast que lançamos na última segunda-feira, conversamos com a Mari Reis, headhunter internacional e especialista em gestão de carreira, sobre os desafios de se encontrar no início da nossa trajetória profissional, dicas para primeiro emprego, como podemos guiar nossos caminhos para tomar decisões sobre seu futuro profissional, como ingressar no mercado internacional e outros diversos assuntos que permeiam essa crise sem fim!
Como vemos na comunidade, grande parte das 20s possuem dúvidas e inseguranças sobre a sua área profissional. Depoimentos como esse a seguir permeiam grande parte das apresentações de cada integrante:
“Tenho 20 anos, estou prestes a cursar psicologia e às vezes me pergunto se fiz a escolha certa… Eu quero poder ajudar as pessoas, quero fazer por elas o que ninguém fez por mim… Só o tempo dirá se estou no caminho certo, mas eu sinto dentro de mim, que, de certa forma, essa é a minha missão.” - 20
Por isso, convidamos a Mari, para clarear ou, começar a dar nomes, aos nossos sentimentos relacionados à carreira e escolhas da profissão.
E de uma forma muito especial e única, ela foi capaz de mostrar com os olhos de uma recrutadora e de uma mulher que também já passou por essa fase de dúvidas do que fazer nos 20 e poucos anos que temos, sim, contornos e direções para nos levar à felicidade e confiança, mesmo quando nosso currículo parece errado, nossos pensamentos nos sabotam, ou quando recebemos uma negativa daquela empresa dos sonhos.
Como saber qual é o caminho certo a seguir?
Como Mari mesmo diz, saber qual é a escolha certa e o caminho que vai te levar ao sucesso, pode ser algo muito difícil e sem promessas. Muitas pessoas, no início da vida profissional vão em busca de testes de vocação, testes de habilidades (eu mesma fiz isso lá no meu terceiro ano do ensino médio). Ou também há pessoas que vão esperando, imaginando como seria, o que fariam, e aquilo acaba não saindo do plano imaginário.
Por isso, posso dizer que, saber qual caminho certo talvez não seja a melhor forma de iniciar. A gente nunca vai saber, nem com 20, nem com 30, em qualquer idade, se não optarmos por viver algo e experimentar. Testar, ousar, palavras que nos remetem à sentimentos de coragem e audácia, o que realmente é o que menos temos nesses momentos. Mas que serão o grande diferencial.
A primeira lição da minha carreira, eu tinha 21 anos… a realidade de trabalho que a gente cria na nossa cabeça, na prática é muito diferente… muitas vezes temos muitas dúvidas do que fazer e a gente acha que a gente tem certeza absoluta do que gosta… mas a gente só vai ter certeza quando sentar lá e trabalhar… a melhor forma de tirar dúvida é testar, só na prática você vai saber. - Mari Reis
Minhas primeiras experiências profissionais não foram boas, trabalhei em áreas que não me faziam bem, e não eram “a minha cara”, e me traziam muitas incertezas se havia escolhido o curso certo e a área de atuação certa. Assim, após um desses estágios me encontrei em um momento de tristeza e angústia. Aquela angústia de se sentir completamente perdida, e fora da caixa conhecida como mercado de trabalho, que inclusive quanto mais o tempo passa, mais parece pesar sobre as nossas cabeças. E diante disso eu parei de trabalhar, fui “descansar a mente”. Até parece! A falta de compromisso e responsabilidade profissional só colocaram cada vez mais degraus nessa tristeza.
Após alguns meses eu finalmente entendi que esse momento ruim não precisaria definir a minha carreira, eu precisava conseguir enxergar que aquele era só o primeiro passo da minha trajetória profissional. Comecei a perceber aos poucos que viriam muitos momentos como aquele, mas também viriam os momentos bons, de conquistas pessoais! E uma vontade avassaladora de viver coisas novas, e coisas que me fariam mais feliz, me preencheu por inteiro, e foi aí que eu tive a minha primeira lição da minha carreira, também aos 21 anos.
Momentos ruins nos transformam, na área profissional não é diferente. Nos fazem entender que algo precisa ser mudado. E pode parecer muito difícil de início, mas vai chegar o instante em que você vai desejar mais do que tudo criar essa vontade de mudar e viver novas experiências.
Um dia eu tive medo de nunca me encaixar no mercado, de nunca encontrar o que eu amo fazer, hoje eu estou aqui, testando, me jogando, e ousando um pouco mais, fazendo o que gosto, e o que não gosto também, conciliando diversas obrigações, mas estou vivendo e me permitindo fazer parte de algo que sou capaz, mas não tinha coragem, estou vivendo um projeto completamente novo, e ao invés de me julgar pelas minhas derrotas, analiso cada passo lentamente, errando a aprendendo mais. Sabendo que outros caminhos virão e fazem parte.
Mas para isso tudo acontecer eu precisei ousar e experimentar. E não deixar o futuro decidir quando eu seria realizada em minha profissão, eu escolhi trazer para o presente.
(e mandar uma mensagem para a dm da Bia no dia 3 de janeiro, sem nunca termos nos conhecido antes)
Eu costumo trazer algumas referências para vocês, que encontrei ao pesquisar e estudar melhor o tema da news. Mas nessa vou apenas deixar um texto, meu, que escrevi em janeiro de 2022, em um momento que estava completamente perdida, mas que ao ler hoje, me fez acreditar na minha potência e em tudo o que expressei nessa edição.
Há um ano atrás eu escrevia sobre sonhar com o que estou vivendo hoje, e de uma forma bem inexperiente e ingênua ainda, eu tecia palavras ao meu caminho.
Espero que gostem!
O que estamos amando essa semana?
Pausa para os queridinhos da semana!
Aqui será um espaço para compartilharmos produtos, ou qualquer outra coisa que conquistaram os nossos corações!
Como já contei aqui para vocês, meu cabelo é bem oleoso, e a pele não é diferente🥵 Mas com as avaliações da minha dermatologista, chegamos a esse produto que para mim foi super transformador! O Duo Retix Cleaser é um gel de limpeza facial, indicado para pele oleosa e acneica, e na minha experiência ele cumpriu muito bem sua promessa de reduzir a oleosidade sem ressecar ou deixar aquele aspecto sensível, sabe? Realmente amei e recomendo perguntarem para profissionais sobre esse produto! - Giu
* lembre-se de sempre consultar um profissional para receber as melhores indicações para a sua pele
Por conta da minha pele (peles problemáticas por aqui kkk), eu não posso tomar o Whey comum. E se você gosta de whey vegano e toma com tranquilidade eu te admiro, viu? Após muitas buscas e tentativas falhas, encontrei o whey de baunilha vegano mais comível que já experimentei, ou seja o menos pior kkkkk 😅 Então, claro que para salvar minhas 20s fitness, o Whey de baunilha vegano da Pura Vida precisava ser o meu queridinho da semana! - Bia
Clube do livro
Semana cheia do jeito que amamos!📚
Quarta feira tivemos o primeiro encontro do mês de Abril, para comentarmos o livro escolhido!
E posso garantir que as três protagonistas de A Trança já ganharam o coração das integrantes do nosso clube!
Sou suspeita para falar, mas as discussões e temas trazidos nos encontros são algo em que me orgulho em nossa comunidade. Conseguimos reunir diversas interpretações para uma mesma leitura, e todas com suas visões particulares geram reflexões com início, meio e fim, que agregam não só para a mente literária, mas também para a vida em sociedade e o desenvolvimento pessoal.
É realmente um prazer escutar tudo o que conversamos! (é tão bom que a hora passa e nem percebemos)
Em especial gostaria de agradecer à Ester por todo o companheirismo no Clube!🥰
Nosso próximo encontro será no dia 30/04, às 10 horas! Não perca!
Ah e se você ainda não leu A Trança, ou não participou do primeiro encontro, não precisa se preocupar! Vem conversar com a gente e ficar por dentro de tudo!
Em nossa comunidade do Telegram, enviamos todas as orientações para a leitura coletiva, e também mais informações sobre os encontros!🤩
O que está por vir!
Se não viram a novidade mais especial que demos essa semana na comunidade e no nosso perfil do Instagram, para tudo e corre nesse post aqui!
Sim! Os episódios do 20 e Poucos Podcast agora serão semanais!
E como sempre compartilhamos lá na comunidade e nos stories, já gravamos diversos temas especiais, com convidadas incríveis, que dialogam exatamente com o que buscamos para vocês!
Nossa ideia é realmente crescer o podcast de acordo com os desejos e anseios de quem nos acompanha!🤍
Continuem ligadas em nossos canais, para ter acesso a todos os conteúdos!
E já sabem, agora toda segunda, às 11 horas, estamos juntas!
Vocês podem acompanhar as mulheres maravilhosas que convidamos pelos stories do nosso Instagram e lá nos destaques, @20epoucosclub <3
Indicação das 20s
Não cansamos de seguir as indicações e referências das nossas 20s cinéfilas!
Por isso, a recomendação de hoje é do novo filme AIR: A História Por Trás do Logo, dirigido por Ben Affleck.
O filme, que conta com elenco composto por Matt Damon, Viola Davis e Chris Tucker, conseguiu unir a divulgação da marca a uma história emocionante de conquista e reconhecimento. É uma grande mistura de tudo dentro do mundo corporativo: dia a dia no trabalho, ideias criativas, cultura organizacional, falhas na trajetória, inspiração e marcos históricos da Nike ao longo dos anos. E claro: tudo isso caminhando em conjunto da trajetória do início da carreira do icônico Michael Jordan, considerado por muitos como o maior jogador de basquete de todos os tempos. - Revista Exame
Recém lançado nos cinemas, o filme já uma das apostas para esse ano, e é claro, o 20 e Poucos não vai deixar essa indicação passar!
Vejam e nos contem o que acharam lá na comunidade!🎥
Aprendizado da semana
O aprendizado da semana veio como um freio para o turbilhão de emoções que sinto aos meus 20 anos.
Com o tema do episódio e o tema dessa edição da newsletter, consegui parar, pensar e ver que, tudo acontece em seu tempo, e não adianta querermos atropelar os pequenos passos somente pelo desejo de vivência e sucesso. Hoje, entrego essa news com uma felicidade transbordante e sabendo que já sonhei e ansiei por esse momento, em um período não muito longe daqui.
Precisamos acreditar, ter calma, e saber que o que buscamos chegará, e será especial, como fazer parte do 20 e poucos e poder escrever para vocês, está sendo para mim!
Boa semana, 20s!
AMEEEI a citação ❤️ E a newsletter está incrível!!!
Que lindo relato! Muito bom te ouvir, sim, te ouço ao ler, por este canal! Beijos